RESUMO
Este relatório apresenta nossas experiências relacionadas ao projeto de Circuitos Elétricos, os materiais envolvidos, matéria teórica e conclusões. Este trabalho apresenta as características exigíveis para a apresentação de um relatório técnico-científico, conforme a norma técnica NBR 10719:1989, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Palavras-chave: Relatório técnico-científico. Sensores fotoelétricos. Circuitos Elétricos.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4 INTRODUÇÃO TEÓRICA 4
2.1 OBJETIVO 6
2.2 MATERIAIS 6
2.3 APLICAÇÕES PRATICAS E OBJETIVOS DO PROJETO 6
3 CONCLUSÃO 17
1 INTRODUÇÃO
LDR (do inglês Light Dependent Resistor), em português Resistor Dependente de Luz ou Fotoresistência é um componente eletrônico passivo do tipo resistor variável, mais especificamente, é um resistor cuja resistência varia conforme a intensidade da luz que incide sobre ele. Tipicamente, à medida que a intensidade da luz aumenta, sua resistência diminui. O LDR é construído a partir de material semicondutor com elevada resistência elétrica. Quando a luz que incide sobre o semicondutor tem uma frequência suficiente, os fótons que incidem sobre o semicondutor libertam elétrons para a banda condutora que irão melhorar a sua condutividade e assim diminuir a resistência. Usamos dessas afirmações em nosso projeto para exemplificar algumas de suas aplicações.
2 DESENVOLVIMENTO
INTRODUÇÃO TEÓRICA
O amplificador operacional (AO) é um dispositivo em circuito integrado (CI) que tem grandes aplicações em todas as áreas da eletrônica (filtros,aplicações lineares, aplicações não lineares, áudio, controle, operações aritméticas, etc). Como o circuito interno é muito complexo toda a analise será feita considerando o modelo (circuito equivalente) mostrado na figura 1b, o qual é adequado para a maioria das aplicações. A figura 1a mostra o símbolo do AO e a