trabalho fisica sobre arquimedes
Arquimedes nasceu em Siracusa, região geográficamente privilegiada por estar entre o Império Cartaginês e o Império Romano, no ano de 287a.C. Siracusa buscava por um enriquecimento cultural, porém em vão, Platão já havia o tentado, sem sucesso. Apesar disso, havia homens de culura na cidade e o pai de Arquimedes, Fídias, era um deles. Fídias era um aristocrata, um astrônomo de certo renome e, quase com certeza, um bom matemático também. Segundo seu filho, formulou cálculos estimando a proporção entre o diâmetro do Sol e da Lua.Parece que Arquimedes teve forte ligação com o rei Hierão II, talvez até parentesco. Sabemos pouco da vida de Arquimedes pelas suas próprias palavras, mas sim pelas palavras de Plutarco que viveu três séculos mais tarde. Mostrando esta provável ligação com o rei, Plutarco escreve:
"Arquimedes...escreve ao Rei Hierão, com quem tinha próxima relação..."
Concluiu sua educação em Alexandria, que tornou-se o maior centro de conhcimento do mundo contemporâneo. A famosa biblioteca de Alexandria havia sido costruída na época do nascimento de Arquimedes, quando ele la chegou, encontrou um acervo de mais de mil pergaminhos, incluindo a biblioteca particular de Aristóteles. Euclides, um dos maiores geômetras da história já havia diriido a biblioteca, aliás o livro Os elementos de Euclides foi base para a obra de Arquimedes, que com certeza estudou com muitos discípulos do geômetra.
No período em Alexandria fez dois grandes amigos, dois matemáticos, Senão de Samos e Eratóstenes. Conão foi um astrônomo destacado com fortes ligações com a corte real de Alexandria. Dá-se a ele o crédito de ter descoberto uma nova constelação de sete estrelas de baixa luminosidade, que maliciosamente denominou A cabeleira de Berenice por conta de mecha perdida do cabelo da rainha.
Eratóstenes era um estudioso no verdadeiro sentido da palavra, de geografia a comédia, estudava de tudo. Foi preciso na determinação do período do início da