RESUMO
(Economia com desemprego de recursos) 1° Hipótese Keynesiano?
Para ele a condição normal é a economia estar com desemprego de recursos, com equilíbrio abaixo do pleno emprego. A economia não está usando todo o seu potencial.
(Nível geral de preços constantes) 2° Hipótese Keynesiano? As empresas têm condições de aumentar a produção num eventual aumento da demanda sem aumentar os preços.
(Curto prazo) 3° Hipótese Keynesiano?
A noção não é de dia, mês ou ano. Não dá para dar um tempo especifico. Supõe-se que o estoque de fatores de produção (como mão de obra, capital e tecnologia) não se altera no curto prazo. O que se modifica é apenas o grau de utilização desse estoque.
(Oferta agregada Potencial fixada a curto prazo) 4° Hipótese Keynesiano?
A oferta agregada Potencial = Refere-se ao máximo que as empresas conseguem produzir (a curto prazo)
Oferta agregada Efetiva = É a somatória de tudo o que produzido para atender a demanda da população.
Quais os tipos de desempregos?
Desemprego Keynesiano = É a insuficiência de demanda agregada. Se a demanda agregada for baixa as empresas iram produzis menos e assim aumenta o desemprego.
Desemprego estrutural ou tecnológico = A tecnologia tem o impacto de substituir a mão de obra. Quem primeiro estudou isso foi Cal Marx e por isso este estudo tem o nome de Desemprego Marxista.
Desemprego Friccional = Pessoas mudam de emprego por escolha ou por ter sido despedido. E com isso vai ficar um período sem emprego o que ocasiona uma mobilidade transitória de mão de obra.
Desemprego Disfarçado = Pessoa trabalha, mas não produz. Não colabora para a produção desta economia. Ex: Agricultura de Subsistência, consumo próprio. Se a pessoa mudar para a cidade a ação agrícola não sentira falta pois não vendia para terceiros.
Principio da Demanda Efetiva = Sofre alterações (flutuações) e a produção da economia, emprego etc, acompanha a demanda agregada efetiva. A economia produz mais e assim gera mais emprego e renda, mas quando cair