Resumo
A interpretação que fazemos do mundo revela caminhos próprios, particulares, que guiam nossa atuação pessoal e profissional. É preciso identificar como se compõe sua visão de mundo, quais valores a fundamentam. E, inclusive, como sua interpretação de mundo amplia a consciência da necessidade de valorizar a pluralidade para construir uma sociedade cada vez melhor.
O contexto sócio-histórico e cultural da atualidade tem como características principais ser globalizado, multicultural e informatizado.
Os avanços tecnológicos, sociais e culturais são capazes de causar impactos nas pessoas, especificamente na forma como elas percebem, constroem e interpretam o mundo e os fatos. Isso se chama visão de mundo
A visão de mundo que temos se baseia no modo como percebemos a realidade, e isso inclui valores pessoais, crenças e atitudes que irão influenciar a forma como agimos e reagimos às diferentes situações cotidianas.
Se sua visão de mundo é mais mecanicista, você tenderá a desmembrar um problema – ou um acontecimento qualquer – em diversas partes, buscando entender seu funcionamento antes de dar uma resposta; mas, se for uma visão sistêmica, entenderá que as partes estão intimamente ligadas e tenderá a ver o conjunto dos dados – o todo. Nestes casos, a busca por respostas terá um curso de ação diferente, mas não se pode dizer que há uma visão melhor ou pior de mundo, pois tudo depende de cada realidade.
De acordo com sua visão de mundo, o homem pode tomar uma atitude mais passiva e buscar adaptar-se às mudanças, ou uma atitude mais ativa, mudando, transformando e/ou inovando sua realidade. Importa saber como as mudanças estão lhe afetando e quais são as possíveis implicações pessoais ou profissionais que elas produzem em cada um.
Tendo em vista que o mundo está em transformação constante, nossa percepção de futuro também precisa ser dinâmica; portanto, atualizar-se, buscando conhecer tendências, possibilidades de inovação e problemas futuros, é