RESUMO
Esta pesquisa teve por objetivo estudar o uso de técnicas de comunicação por gestores como estímulo à motivação e comprometimento dos colaboradores nas organizações. O processo de comunicação organizacional deve manter os colaboradores com informações que os permita identificar as competências essenciais para o desempenho de suas tarefas com excelência (êxito e motivação). O tipo de comunicação entre os gerentes e seus colaboradores relaciona-se muitas vezes com a orientação e o controle do desempenho. O revela se com a boa comunicação organizacional por parte dos gestores pode estimular os funcionários de uma organização, trazendo motivação e comprometimento no desempenho de suas funções e cumprimento dos objetivos organizacionais.
A pesquisa deu-se por meio de publicações em revistas, livros e sites da internet, com isso foi possível observar que, há um grande processo organizacional para não ocorrer uma distorção no processo de comunicação entre gerentes e colaboradores para o que se considera fundamental nas relações profissionais: enquanto o gerente acredita estar desenvolvendo um processo de comunicação eficiente, o colaborador se sente apenas como uma parte do processo produtivo, sem que suas opiniões sejam consideradas e seu desempenho seja salientado pelos seus pontos fracos e fortes. Para que não ocorra ruídos no processo de comunicação entre os gerentes e colaboradores, e que o grau de esforço exercido por uma pessoa depende de sua percepção de confiabilidade, desejo de interação, receptividade dos dirigentes e informação ascendente sendo que o feedback é importante para a satisfação na realização do trabalho e alcance das metas organizacionais.
Palavras-chave: Comunicação organizacional, desempenho humano, motivação, processo de comunicação, rede de comunicações, satisfação no trabalho, Coaching.
Sumário
INTRODUÇÃO 10
JUSTIFICATIVA 5
Capitulo 1: Liderança 6
Capitulo 2: Comunicação. 9
2.1 - Comunicação Verbal