Resumo
A experiência de Hawthorne foi realizada em 1927, em uma fábrica da Western Electric Company e sua finalidade era determinar a relação entre a intensidade da iluminação e a eficiência dos operários medida através da produção.
Objetivo
A direção da fábrica de Western Electric, contratou uma equipe de para conduzir experimentos relacionando produtividade e condições fisicas de trabalho. Nessa fábrica havia um grande departamento onde moças montavam relés de telefone. A tese era que aumentando a luminosidade, a produtividade também aumentaria. A empresa não estava interessada em aumentar a produção, mas em conhecer melhor seus empregados.
1ª Fase - Os Estudos da Iluminação
2ª Fase - Sala de montagem de relés
3ª Fase - O programa de entrevistas
4ª Fase - Sala de montagem de terminais
Conclusões da Experiência de Hawthorne
Nível de Produção é Resultante da Integração Social
O nível de produção não é determinado pela capacidade física ou fisiológica do empregado (como afirmava a Teoria Clássica), mas por normas sociais e expectativas grupais.
Comportamento Social dos Empregados
Os trabalhadores não agem ou reagem isoladamente como indivíduos, mas como membros de grupos.
Recompensas e Sanções Sociais
Os precursores da Administração Científica, baseados no conceito de homo economicus, pelo qual o homem é motivado e incentivado por estímulos salariais, elaboravam planos de incentivo salarial, para elevar a eficiência e baixar os custos operacionais.
Grupos Informais
A empresa passou a ser visualizada como uma organização social composta de grupos sociais informais. Esses definem suas regras de comportamento, formas de recompensas ou sanções sociais, objetivos, escala de valores sociais, crenças e expectativas que cada participante vai assimilando e integrando em suas atitudes e comportamento.
Relações Humanas
As relações humanas são as ações e atitudes desenvolvidas a partir dos contatos entre pessoas e grupos. Cada pessoa possui uma