Resumo
Matéria : Sustentabilidade na construção civil
Docente :Nelita
Aluno: Rafael Souza Santos Cod:00181119
Referência Bibliográficas: Acopyan,v Jhonw.M Construção e desenvolvimento sustentável Jn Goldemberg .J (Org). Odesafio da Sustentabilidade na construção civil São Paulo . Editora ;Brucher V.S.P 13,24.
Sobre Autores :Engenheiros Civis; Usp. Especialistas na área de construção civil tem pós doutorado nessa área de conhecimento.
A construção civil é o setor responsável pela implantação de infraestrutura de base como geração de energia, saneamento básico, comunicações, transporte e espaços urbanos, além da execução de edifícios públicos e privados, com o objetivo de prover moradia, trabalho, educação, saúde e lazer na cidade, no estado e na nação.
Ao mesmo tempo, o setor também é responsável por uma parcela significativa de consumo de recursos naturais, incluindo energia e água, além de ser um dos maiores responsável pela geração de resíduos sólidos. O impacto ambiental da construção civil depende de toda uma enorme cadeia produtiva: extração de matérias-primas, produção e transporte de materiais e componentes, concepção e projetos, execução (construção), práticas de uso e manutenção e, ao final da vida útil, a demolição/desmontagem, além da destinação de resíduos gerados ao longo da vida útil. Todas essas etapas envolvem recursos ambientais, econômicos e têm impactos sociais que atingem o todos os cidadãos, empresas e órgãos governamentais e não apenas aos seus usuários diretos. O aumento da sustentabilidade do setor depende de soluções em todos os níveis, articuladas dentro de uma visão sistêmica. Desenhar ações eficazes requer uma análise abrangente, sistêmica. Um exemplo real: a introdução de aquecedores solares em edifícios residenciais multifamiliares, uma importante medida de economia de energia elétrica, pode inviabilizar medidas de medição individualizada de água com as tecnologias existentes. A