Resumo
Centro Universitário Uniabeu
Disciplina: Metodologia científica e da pesquisa II Prof. Sérgio de Oliveira
Grupo: Andrea Vanessa Braga; Ediane Guedes; Lorrayne da Silva; Paula Belarmino; Rafaela Rosa.
A mulher desencarnada
SACKS, Oliver. A mulher desencarnada. in:______O homem que confundiu sua mulher com um chapéu e outras historias cômicas. Trad. Laura Teixeira Motta. São Paulo: Companhia das letras, 1997.
O presente texto é um relato de sobre um caso clínico de uma mulher que se sentia desencarnada. Christina levava uma vida ativa e movimentada, mas após ser internada para a retirada da vesícula biliar, apresenta um caso raro, a perda da propriocepção. Ela não é capaz de sentir o corpo, sente como se ele não existisse, até a voz é afetada.
Christina era uma jovem robusta de 27 anos, inteligente, culta e levava uma vida movimentada e ativa, quase nunca ficava doente. Após sentir dores abdominais é internada para a retirada da vesícula biliar. Um dia antes da cirurgia porém, Christina apresentou um quadro de insegurança nas pernas , com movimentos inseguros e deixava cair tudo que tinha nas mãos. O psiquiatra foi chamado e ela foi diagnosticada com ansiedade pré-operatória, Mas tarde tendo piorado, o psiquiatra foi chamado mais uma vez e mais uma vez erroneamente Christina foi diagnosticada com histeria. Incapazes de chegar a uma conclusão e depois de consultar um fisiatra que constatou que Christina tinha perdido por completo a propriocepção, ela não tinha sensações nos músculos, tendões e articulações e outras perdas sensoriais, o neurologista junto de seus residentes chegaram a conclusão de que se tratava de uma polineurite aguda, mas de um tipo raro. A propriocepção é como os olhos do corpo, o modo como o corpo se vê e quando ela se perde é como se o corpo estivesse cego. Christina passou a ter que olhar para o corpo para poder controlá-lo. Apesar de a inflamação na espinha ter melhorado o dano nas fibras