Resumo
O problema de pesquisa – como começar
Para iniciarmos uma pesquisa é necessário planejamento e seguirmos suas etapas para alcançarmos os nossos objetivos, o planejamento está interligado diretamente em todas as etapas para evitar margem de erro baixa e exatidão nas pesquisas.
A hipótese é uma das etapas importantes da pesquisa, conseguir uma hipótese relevante pode ser algo que leve muito tempo para acontecer, geralmente aparecem em estágios avançados da pesquisa e dificilmente irá encontrar em pesquisas iniciais porque derivam de uma linha de pesquisa longamente elaborada.
O processo de lampejo da hipótese é através de observação e leitura, usando esses pontos para fazer uma análise do comportamento das pessoas afim de responder à pergunta se a pesquisa “é ou não verdadeira.Uma das táticas é distinguir claramente premissas e descobertas prévias e “hipóteses de pesquisa” por outro.
A Curiosidade é um elemento essencial e fundamental para a pesquisa, observamos isso porque um problema de pesquisa sempre toma forma de pergunta. Pesquisar na biblioteca ou na internet livros de especialistas no assunto são formas de complementar seu conhecimento achar respostas para suas perguntas.
Para começarmos o problema de pesquisa é necessário escrever tudo o que já sabe sobre o tema de seu interesse. Incluindo dados de experiência prática, observações, leituras recentes e ideias que surgirem em sua mente.Use o texto para se expressar da melhor forma possível pois ele ainda não será analisado.
A segunda fase se trata de utilizar as dúvidas percebidas e a curiosidade para fazer perguntas, é a fase de brainstorming.
A terceira é a crítica a pergunta distinga, as que expressam maiores faltas de informação e de maiores estudos. Além disso, separe as perguntas práticas, distinga as perguntas que você já tem resposta, separe as questões muito vagas. Assim procure organizar as perguntas mais relevantes, mais secundárias.
O