Resumo.
No texto “Os meus trabalhos em Brasília” de Oscar Niemeyer, ele se refere a importância do seu trabalho com uma nova etapa que se caracteriza na busca de concisão e pureza.
Esta etapa para Niemeyer é como uma revisão profissional do seu trabalho.
Quando viajou para Europa houve uma mudança em sua atitude profissional. Lá ele percebeu qual era o objetivo básico da arquitetura como a função social.
A arquitetura, pra ele, era vista como à vida e à felicidade do homem, sendo assim importante.
As obras precisam de simplicidade, lógica e economia e só em alguns casos que tinham.
Para ele dar melhor dedicação a outros projetos e trabalhos, era preciso de uma atenção constante e adequada.
Foi quando ele se interessou nas soluções simples, compactas e geométricas; nas relações de harmonia e unidade entre os edifícios.
Evitando algumas soluções que dificultaria a integração da forma pura e definida.
Para que suas obras se tornassem definitivas, três problemas foram resolvidos: o do edifício isolado; o do edifício monumental e a da solução do conjunto.
Para o Palácio da Alvorada, ele buscou o espirito do monumental e da nobreza que se caracteriza um palácio. Já no Edifício do Congresso Nacional, ele teve como objetivo os elementos físicos com as suas terminadas funções. E na Praça dos Três Poderes, a sua principal preocupação foi a unidade. Ele se resume às suas obras com a maior pureza e simplicidade, sendo considerada obra de arte.
Com os trabalhos em Brasília, ele sabe da importância e desejo do algo útil e permanente, com o intuito de passar emoção e beleza.