RESUMO
PEDAGOGIA TRADICIONAL E PEDAGOGIA TECNICISTA
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. TEORIA NÇÃO CRITICA EM EDUCAÇÃO OU PEDAGOGIA LIBERAL
2.1 PEDAGOGIA TRADICIONAL
2.2 PEDAGOGIA TECNICISTA
3. CONCLUSÃO
4. REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS
1. INTRODUÇÃO
Historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evolui para pedagogia renovada o que não significa a substituição de uma pela outra, pois ambas conviveram e convivem na pratica escolar.
Segundo Jose Carlos Libâneo, deduz-se que as tendências pedagógicas liberais, ou seja, a tradicional ou tecnicista, por se declararem neutras nunca assumiram o compromisso com as transformações da sociedade, embora, na pratica procurassem legitimar a ordem econômica e social do sistema capitalista.
2. TEORIAS NÃO CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO OU PEDAGOGIA LIBERAL
A pedagogia liberal, ou teorias não critica em educação, são teorias que vêem esse o modelo educacional como sendo um modelo certo para educação social, sem fazer nenhuma critica ao atual sistema. (SAVIANI) idealiza uma escola como preparadora dos indivíduos para o desempenho de papeis sociais, fazendo o uso de suas aptidões e adaptação as normas vigentes na sociedade de classes através do desenvolvimento da cultura individual. Difunde-se a idéia de igualdade de oportunidades, embora não leve em conta a desigualdade de condições, historicamente, a educação liberal iniciou-se com a pedagogia tradicional e, por razões de recomposição da hegemonia da burguesia, evolui para pedagogia renovada o que não significa a