Resumo
Liderança: abordagens no contexto contemporâneo
Fábio Montenegro Mathias
Introdução
A liderança é necessária em todos os tipos de organização humana, principalmente nas empresas e seus departamentos.
Pode se dizer que uma das habilidades mais importantes e necessárias, no mundo é a habilidade de liderança. Liderança é definida como a habilidade para influenciar outros em direção a um objetivo. Liderança é frequentemente comparada com gerenciamento. O ato de gerenciar é definido como “conseguir fazer coisas através dos outros” e liderança consiste em “conseguir que os outros façam as coisas”. O líder é um individuo; liderança é uma função.
As Abordagens Contemporâneas da Liderança
Sabe-se que os lideres sempre responderam as necessidades humanas, no entanto, os líderes atuais as servem de maneira um pouco diferente.
Nas organizações modernas, os líderes confrontam-se com situações que raramente havia no passado. Por exemplo, os líderes atuais, muitas vezes, são convocados para demitir em massa, diminuir despesas de mão de obra, introduzir novas equipes de trabalho e iniciar programas destinados à qualidade geral.
Algumas abordagens sobre liderança emergiram nos anos recentes, visando se adaptar a essas novas situações, a saber: liderança carismática, liderança visionaria, liderança baseada em princípios, liderança de coacher e liderança transformacional.
A liderança carismática baseia-se nas habilidades que os seus seguidores atribuem ao líder quando observam determinados comportamentos. Essa liderança pode e existe em organizações formais. Aos lideres carismáticos são concedidos os compromissos, motivação e desempenho de seus seguidores.
Alguns pesquisadores como Conger e Kanungo identificaram as seguintes características dos lideres carismáticos: autoconfiança, visão, habilidade de articulação, forte convicção, comportamento fora do habitual, agentes de mudanças e sensibilidade ao ambiente.
A teoria de liderança carismática