Resumo
DISCIPLINA: PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
PROFESSOR: ROMERO ANTONIO
ALUNA: MARIA CLARA
RESUMO DO TEXTO A FORMAÇÃO SOCIAL DA MENTE - VYGOTSKY
No início do estudo sobre o desenvolvimento infantil a criança era comparada a botânica. Com o passar dos anos, e com novos estudos, mostrou que o desenvolvimento da mesma ocorre de tranformações quantitativas para qualitativas.
A interação social e a transformação da atividade prática - O desenvolvimento pré-verbal da criança, por mais que considerado igual a dos macacos antropóides, quando a fala e o uso de signo são incorporados a qualquer ação, ocorre à transformação e organização do próprio comportamento. Quando a criança age, ela precisa falar para ver o que está pensando em realizar ou já está realizando surtirá efeito. Com o uso da fala a criança consegue realizar diversas ações, conforme o nível do problema aumente e ela não consiga realizar, a mesma partirá para a busca de ajuda. Assim a fala a ser socializada será internalizada e com passar das ações, a criança não buscará ajuda ao adulto e sim a si própria. Vygotsky ressalva a relação entre o uso do instrumento e a fala em que afeta várias funções psicológicas, dentre delas a percepção, as operações sensório motoras e a atenção, sendo que ambas fazem parte de um sistema dinâmico de comportamento.
Estudo do comportamento de escolha em criança - A criança desenvolve a seleção de escolha por meio do processo que estimule os movimentos que a escolha requer." O estudo comparativo da memória humana revela que, mesmo nos estágios mais primitivos do desenvolvimento social, existem dois tipos fundamentalmente diferentes da memória (VYGOTSKY,p.31-32,1984).
A estrutura das operações com signos - Vygotsky relata que toda forma elementar de comportamento pressupõe uma reação direta a situação problema defrontada pelo organismo.
As primeiras operações com signos em crianças - Os experimentos realizados demonstram com clareza a função dos signos na atenção