Filosofia da Renascença e moderna
Trabalho:
Filosofia da Renascença (século XIV) e Filosofia Moderna (do século XVI a mados do século XVIII)
Novembro
2014
Filosofia da Renascença:
Período da história da filosofia na Europa, situado entre a Idade Média e o Iluminismo, indo do século XIV ao começo do século XVII. Esse período possuí características próprias, a época é marcada pela descoberta de obras de Platão e Aristóteles que passaram a serem traduzidas, a época também se dedica a recuperação de outras obras.
Muitas pessoas aceitam que a Renascença teve início na Itália com a Renascença Italiana espalhando-se na Europa. Para alguns historiadores o período foi abrangente não separando somente a Reforma da Contra Reforma. Os pontos mais importantes do período são: a expansão do comércio com a China e a Índia, a técnica de impressão em máquinas e da aprendizagem, no período a escrita grega foi ensinada nas escolas. Houve transformações em muitas áreas da vida humana, elas eram facilmente percebidas na cultura, na política e na religião e até mesmo na sociedade econômica, o que era bem característico desse período de transição do feudalismo para o sistema capitalista.
As três linhas de pensamentos do período se resumem em: a proveniente do neoplatonismo, a ideia de que a natureza é um grande ser vivo e que o homem faz parte da natureza como um ser microcosmo e pode agir sobre ela através da magia natural; a ideia proveniente dos pensadores florentinos, que valorizavam a política e a sua liberdade, indo até mesmo contra imperadores e papas pelos seus ideais e a ideia de homem como sendo ele próprio que decide o seu destino. Podemos perceber como é forte o pensamento humanista nesse período, sendo o homem valorizado e até mesmo sua liberdade defendida, se diferenciando de outros períodos.
Todas as atividades do período foram influenciadas pelas descobertas marítimas e