resumo
Iniciação Científica
PUCRS
As orientações de leituras para a formação de professores e para a organização de uma biblioteca infantil na educação pré-primária na Revista do Ensino/RS (1951-1978)
Morgana Rossi dos Santos (BIC-FAPERGS), Maria Helena Camara Bastos (Orientadora)
Faculdade de Pedagogia – PUCRS
Resumo
O presente estudo analisa os artigos e as indicações de bibliografia voltados à formação dos professores e à organização de uma biblioteca infantil no ensino pré-primário, tendo como referencial a Revista do Ensino/RS (1951-1978). Permite o conhecimento do contexto histórico em que a escola pré-primária se encontrava, visando a compreensão dos temas abordados pela revista para embasar a prática dos educadores desta faixa etária.
A educação pré-primária – atual Educação Infantil – consiste na educação das crianças antes da sua entrada na escola primária, direcionada à faixa etária de zero a seis anos de idade.
Tem como objetivo estimular os alunos, exercitando e desenvolvendo as habilidades cognitivas, motoras e sócio-afetivas, necessárias para o processo de alfabetização.
A pré-escola, bem como a escola primária, sofreu transformações com o movimento da Escola Nova, a qual propunha uma nova configuração do campo pedagógico, influenciando as políticas educacionais, a formação dos educadores e a prática educativa. O objetivo principal era fazer com que o aluno aprendesse através de observações e experiências próprias, para qual o professor não seria mais o transmissor do conhecimento, e sim um mediador, facilitador do processo de aprendizagem.
Esta nova idéia, contudo, não interferiu completamente nas práticas escolares, porém, nota-se que o conteúdo das edições da revista, na seção de educação pré-primária, vai se modificando, seguindo, de certa forma, estas propostas de mudanças sugeridas pelas ideias da
Escola Nova.
Contextualizando o momento histórico em que a Revista do Ensino/RS era publicada e o período