Resumo
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
RESUMO
TERESINA – PI
2013
Escola pública, espaço de prestígio.
Observa-se que as Escolas Públicas de Teresina, na década de 1960, desfilavam cheias de pompa no jornal, espaço de prestígio e de informação dentro da sociedade. Estar no jornais era estar viva, pulsante nas conversas, tema do dia, principalmente se a matéria era provocada por picuinhas, jogos de poder, isso não faltava na imprensa da época.
Salienta-se o destaque dado nos jornais ao colégio Estadual e à Escola Normal Antonio Freire. As atividades desenvolvidas nessas duas instituições eram noticias com frequência. O tema das informações que circulava nos jornais enaltecia tanto os professores quanto as instituições.
Alunos em destaque nas páginas Sociais
O governo do estado reconhecia o valor dos estudantes secundaristas piauiense. A eles dava atenção especial; tinha um acentuado desvelo pela classe. Ele sabia o quão importante era a fase que atravessavam. Assim, previdenciava as condições necessárias àqueles que precisavam da colaboração do estado para que dessem continuidade aos seus estudos. Nas colunas sociais sobressaiam os estudantes das escolas publicas da capital, muitos deles filhos de famílias ilustres.
O Prestígio do Professor da Escola Pública
Na década de 1960, o que diziam e faziam os professores era motivo de destaque. Eles estavam constantemente presentes nas colunas sociais. Os professores e diretores eram os impulsionadores da escola. Como agentes, eles estruturavam a realidade escolar de Teresina. No entanto, eram detentores de uma “liberdade condicional” de que muitas vezes nem eram conscientes.
Os jornais colaboravam na estruturação da imagem dos professores na década de 1960. Eles são apresentados pela mídia ora como detentores de intelectualidade, competentes nas suas atribuições, merecedores de respeito e consideração da