Resumo
Por:
Thalyta Cristina Leite de Souza
3º Edificações – Vespertino
Empreendedorismo; Professora: Paula Rosani
Plano de Negócios
Porto Velho-RO / 30 de novembro de 2014.
Plano de negócios (do inglês Business Plan), é um documento que especifica, em linguagem escrita, um negócio que se quer iniciar ou que já está iniciado. Pode-se afirmar que o Plano de Negócio é um documento de fundamental importância para a apresentação profissional da empresa. O plano de negócios deve ter as seguintes características: Objetividade, clareza, linguagem simples, apresentação adequada, expor as reais intenções do empreendedor.
Mas para que realmente serve “O plano de negócios” ?
Examina a viabilidade do empreendimento no mercado de trabalho. Permite desenvolver ideias a respeito de como o negócio deve ser conduzido. É uma oportunidade para refinar estratégias e cometer erros no papel em lugar da vida real, examinando a viabilidade da empresa sob todos os pontos de vista, tais como: o mercadológico, o financeiro e o operacional.
Integra o Planejamento Estratégico. O Plano de Negócios é uma ferramenta pela qual o empresário pode avaliar o desempenho atual da empresa ao longo do tempo. Por exemplo: a parte financeira de um plano de negócios pode ser usada como base para um orçamento operacional e ser cuidadosamente monitorada, para se verificar o quanto a empresa está se mantendo dentro do orçamento. A esse respeito, o Plano pode e deve ser usado como base para um planejamento estratégico. Depois de decorrido algum tempo e, a partir de então, periodicamente, o Plano de Negócios deve ser examinado, para se ver onde a empresa se desviou do rumo e se esse desvio foi benéfico ou danoso e como ela deverá operar no futuro.
É ferramenta de negociação e ajuda a levantar recursos. A maior parte dos financiadores ou investidores não colocará dinheiro em uma empresa sem antes ver o