Resumo
O texto aborda a importância do conhecimento quanto ao modo em que o Homem se relaciona com ele: fazer conhecimento, usar conhecimento, posicionar-se diante do conhecimento. Ana Maria Garcia possui graduação em Filosofia pela UERJ.
Integra o Departamento Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) com a equipe do Departamento de Filosofia da Universidade Santa Úrsula, participou do livro Metodologia Científica(Agir) como colaboradora. Participação na Antologia Poética Nº 1 e na Antologia Poética Nº 2.
A autora diz que é necessário distinguir o Homem na realidade e saber sua relação com o conhecimento. O conhecimento serve para diferenciar o Homem dos outros seres. O Homem é o único que possui razão, que é a capacidade de relacionar e ir além da realidade imediata. O Homem supera sua animalidade pelo uso da razão, pela racionalidade.
Ela fala ainda que, ao entrar em contato com a realidade, o homem apreendea, interpretando-a ele se mostra nessa interpretação, assim ao dizer da realidade ele diz de si mesmo, e quando diz ele nasce como ser pensante junto daquilo que pensa e conhece.
E quanto mais evolui o conhecimento, mais o homem se afirma diferente dos animais, mais ele se conhece e se elabora. O conhecimento é uma maneira de estar no mundo e mostra que o homem não é uma coisa pronta, ele está sempre nascendo quando se mostra aberto para a realidade.
A autora explica que fazer conhecimento é posicionar-se criativamente no mundo. A autora afirma que o ato de conhecer é transformador do homem, o leva a mudar diante da realidade, na qual ele está aberto para reavaliar. Afirma também que o uso do conhecimento como construção além de ser um processo, não é espontâneo. Que usar conhecimento é, simplesmente, estar no mundo, pois usar algo que já está pronto e dessa