resumo
- Fazer um croqui, identificando as feições principais do lugar.
- Generalizar informações da imagem e criar uma legenda.
Conteúdo(s)
- Elementos de um mapa.
- Produção cartográfica.
Ano(s)
1º
2º
3º
4º
5º
Tempo estimado
Três aulas.
Material necessário
Cópias de imagens aéreas ou fotos de satélite dos bairros que ficam ao redor da escola (podem ser retiradas do Google Earth ou Google Maps), papel vegetal, lápis, borracha, lápis de cor, fita adesiva e papel sulfite.
Desenvolvimento
1ª etapa
Proponha que os alunos, em duplas, observem a imagem e falem sobre o que estão vendo. Oriente que identifiquem áreas ocupadas com moradia, rua de comércio, terrenos baldios e outras feições que se destacam na área. Pergunte o que mais identificam. Organize com a turma a identificação desses elementos, indicando-os por letras. Eles devem escrevê-las sobre a imagem.
2ª etapa
Mostre aos alunos como são obtidas essas imagens. Se usar imagem do Google Earth ou Google Maps, explique que se trata de um programa de computador que tem por finalidade apresentar um modelo tridimensional da Terra organizado com base em imagens de satélite obtidas de diferentes fontes. Oriente os estudantes a observar os tipos de ocupação.
3ª etapa
Peça que colem, com uma fita adesiva na parte superior, uma folha de papel vegetal sobre a foto (de maneira que possam levantá-la para observar). Eles vão fazer um croqui da imagem com base nas observações e nos registros realizados na etapa anterior. Diga que iniciem pelas letras que foram escritas sobre a imagem, marcando-as sobre o papel transparente. Depois, devem delinear as principais ruas, avenidas e praças da área representada. Dependendo da escala da imagem, eles poderão escrever o nome das ruas. Coletivamente, construa uma legenda para identificar os tipos de ocupação do solo que ocorrem na área representada na imagem (áreas construídas, verdes, desocupadas,