resumo
TG1 – Critérios de Análise e Avaliação de
Livros Didáticos de Matemática
I) NÃO ADMISSÍVEL NO LIVRO DIDÁTICO (LD)
I.1 O LD apresenta erros conceituais – ou indução a erros – em definições, propriedades, procedimentos ou exercícios? Graves ou contornáveis?
Comentários: O LD apresenta erros conceituais e/ou indução ao erro nas definições de figuras semelhantes. Por exemplo, ele afirma que dois cilindros são semelhantes somente quando a razão entre os diâmetros e alturas são iguais, omitindo todos os outros segmentos possíveis do sólido. Acontece algo parecido com prismas e triângulos.
I.2 O LD deixa transparecer preconceitos de qualquer natureza (raça, etnias, gênero, contra idosos ou crianças, minorias, sociais, econômicos, políticos)?
Comentários: Não há ocorrência de preconceitos de qualquer espécie.
I.3 Há doutrinação política ou religiosa no LD? E publicidade?
Comentários: Não há doutrinação política ou religiosa. Contém uma imagem com embalagens (caixas) em formas de prismas que podem lembrar algumas marcas. Essa percepção é sutil.
I.4 O LD apresenta incoerências metodológicas sensíveis, como falta de articulação entre os itens dos temas apresentados ou ausência de uma linha de abordagem produtiva?
Comentários: O LD introduz o conceito de semelhança usando basicamente sólidos e figuras espaciais e no decorrer do capítulo fica claro que a abordagem objetiva figuras planas, inclusive os exercícios que vem logo depois da introdução do conceito só trata de semelhança de figuras planas.
II) A LINGUAGEM NO LD
II.1 A linguagem é adequada ao público alvo quanto a ser clara, acessível e motivadora?
Comentários: A linguagem é clara e concisa, mas não é motivadora.
II.2 O uso de linguagem matemática é adequado? Observe se há excesso ou falta de formalização, em função da faixa etária a que se dirige.
Comentários: Há um excesso de