resumo
Orçamento é a parte de um plano financeiro estratégico que compreende a previsão de receitas e despesas futuras para a administração de determinado exercício (período de tempo). Aplica-se tanto ao setor governamental quanto ao privado, pessoa jurídica ou física.
O orçamento assume assim, um papel fundamental de planeamento visto que coordena os objectivos e os valores a atingir pelas actividades da empresa, estimando os seus gastos e créditos.
O modelo orçamental é útil e vantajoso, na medida em que permite planear, coordenar controlar as actividades anuais da empresa.
Por fim, permite avaliar a performance da organização e individual dos gestores.
Balanço o que é:
Balanço é um instrumento contabilístico que reflecte a situação económico financeiro da empresa, onde os pontos fortes e fracos são evidenciados. Com o Balanço pode-se estabelecer comparações claras relativamente, aos competidores mais directos e a objectivos pré-definidos; detectar eventuais desvios entre o desempenho estimado e o real, e ainda pode servir de base a projecções sobre o seu desempenho futuro.
O Balanço está dividido em três categorias fundamentais: activo, passivo e capital próprio:
O activo inclui tudo aquilo que a empresa possui e que é susceptível de ser avaliado em dinheiro - disponibilidades (dinheiro em numerário, depósitos bancários e títulos negociáveis), créditos sobre clientes, stocks de mercadorias, equipamentos, instalações, etc.
O passivo é o conjunto de fundos obtidos externamente pela empresa, seja através de empréstimos, seja através do diferimento de pagamentos (aos fornecedores, ao Estado, etc.).
O capital próprio, que corresponde ao capital pertencente aos sócios. Ou seja, representa o valor do investimento realizado pelos proprietários adicionado dos lucros (ou deduzido de eventuais prejuízos) obtidos ao longo dos exercícios passados e do exercício corrente.
A partir do Balanço de uma empresa pode-se retirar três ideias fundamentais: