Resumo
A administração no contexto Contemporâneo
As organizações vivem em constantes mudanças que afetam constantemente o trabalho dos administradores. Cabe a cada administrador aproveitar as tendências e oportunidades que vierem ao longo de sua carreira organizacional.
A globalização é a principal causa de fazer negócios nas organizações. Os administradores precisam ter uma visão global de mundo dos negócios.
A globalização é a principal consequência de um maior número de competidores e de uma clientela cada vez mais exigente.
A diversidade cultural é outra adversidade que o administrador tem que aprender a lidar;
Sabendo disso, vai trabalhar respeitando culturas e tradições de pessoas , grupos que interagem entre si.
No que diz respeito às mudanças estruturais nas organizações, o foco principal de uma organização passou a ser o conhecimento e a capacidade de se adaptar as novas situações, ou seja flexibilidade de sua estrutura organizacional e a rapidez de suas decisões.
O que torna as organizações mais competitivas e diferenciadas são seu processo de gestão e as pessoas que dele fazem parte. É cada vez mais importante saber gerir as competências dessas pessoas, de forma que a organização obtenha o sucesso desejado.
Para satisfazer consumidores cada vez mais exigentes e com características específicas e diversificadas, a organização deve estar aptos a oferecer produtos ou serviços diferenciados , quase por medida, devendo, para isso, investir em sistemas de produção flexíveis.
A ética nos negócios assume papel determinante no sucesso da relação entre as organizações e o ambiente. A adoção de comportamento baseados em princípios morais passou a ser uma exigência incontornável das sociedades contemporâneas.
As transformações tecnológicas e as exigências ambientais obrigam os administradores a desenvolver uma nova visão para as organizações.
As estruturas organizacionais adotam modelos orgânicos e flexíveis, capazes de responder com eficácia e rapidez