Redes de computadores - VPN
A interconexão de redes por um meio público é uma alternativa muito atraente para empresas que necessitam compartilhar seus recursos com outras empresas ou funcionário, no entanto trafegar esses dados sem nenhuma forma de proteção é um risco muito alto. A tecnologia de VPN permite esta conexão de forma segura e utiliza a Internet para este fim.
Este trabalho irá apresentar alguns conceitos de segurança que servem como base para o entendimento do funcionamento de uma VPN. Serão abordadas as principais formas de criptografia no meio computacional, assim como também serão levados em consideração outras formas de segurança como firewall, por exemplo.
Ao final desta introdução tecnológica este trabalho apresentará os principais protocolos utilizados para criar e gerenciar os túneis, apresentando seus pontos positivos e negativos.
Funções Básicas
Segundo artigo da GPr Sistemas, por Marco Antonio G. Rossi publicado em Agosto de 2000 disponível em , A utilização de redes públicas tende a apresentar custos muito menores que os obtidos com a implantação de redes privadas, sendo este, justamente o grande estímulo para o uso de VPNs. No entanto, para que esta abordagem se torne efetiva, a VPN deve prover um conjunto de funções que garanta Confidencialidade, Integridade e Autenticidade.
CONFIDENCIALIDADE
Tendo em vista que estarão sendo utilizados meios públicos de comunicação, a tarefa de interceptar uma seqüência de dados é relativamente simples. É imprescindível que os dados que trafeguem sejam absolutamente privados, de forma que, mesmo que sejam capturados, não possam ser entendidos.
INTEGRIDADE
Na eventualidade dos dados serem capturados, é necessário garantir que estes não sejam adulterados e re-encaminhados, de tal forma que quaisquer tentativas nesse sentido não tenham sucesso, permitindo que somente dados válidos sejam recebidos pelas aplicações suportadas pela VPN.