resumo
Use dramatizações. Convide as crianças a fingirem para serem em uma bola (esfera) ou caixa (prisma retangular), sentindo as faces, arestas e cantos e para dramatizar problemas aritméticos simples, tais como: Três sapos pularam na lagoa, depois mais um. Quantos estão lá em todos?
Use Corpos das Crianças
Sugira que as crianças mostrem quantos pés e boca eles têm. Em seguida, convide as crianças para mostrar os números com os dedos, começando com o familiar, “Quantos anos você tem?” para exibir e mostrar números de maneiras diferentes (por exemplo, cinco de um lado e dois no outro).
Blocos de Crianças
Envolva as crianças em jogo de blocos que lhes permitem fazer matemática de várias maneiras, incluindo a separação e seriação, criando desenhos simétricos e edifícios, fazendo padrões, assim por diante.
Em seguida, apresente um jogo de loja de dinossauro. Sugira que as crianças comprem e vendam os dinossauros de brinquedo ou outros pequenos objetos, aprendendo a contar, fazendo aritmética, valor e conceitos de como administrar o próprio dinheiro.
Use brinquedos para crianças. Incentive a usar “cenas” e brinquedos para atuar em situações. Utilize histórias infantis. Livros compartilham com as crianças a arte de aprender matemática e também são boas histórias.
Utilize a criatividade natural das crianças. Ideias sobre a matemática devem ser discutidas com todas as crianças. Use a resolução de problemas e habilidades. Peça às crianças para descrever como elas iriam descobrir soluções, tais como a obtenção de uma tesoura sobre a sua mesa ou quantos lanches seria necessário se um hóspede se juntar ao grupo. Incentive-os a usar os seus próprios dedos ou manipular qualquer outra coisa que possa ser útil para a resolução de problemas.
Aposte na tecnologia. Tente câmeras digitais para registrar o trabalho das crianças matemática, em seu jogo ou atividades planejadas e depois use as fotografias para ajudar nas discussões e reflexões com crianças,