Resumo
“CO Learn” – Collaborative Open Learning” significa aprendizagem aberta colaborativa para a coconstrução do conhecimento acessível a todos via tecnologias.
Estas duas marcas “abertura” e “colaboração” são consideradas base de coaprender que tem sido objecto de estudo da rede de pesquisa aberta COLEARN nesta última década.
Com base na rápida produção de conteúdos e conhecimentos em rede da Era digital, existem três factores catalisadores de oportunidades para os coaprendizes.
ABERTURA – visa ampliar a aprendizagem em larga escala através da eliminação das barreiras para a formação superior com maximização da disponibilização de materiais educacionais livres, pesquisas científicas públicas, tecnologias e cursos gratuitos. Existem quatro exemplos concretos da educação aberta.
1. Recursos Educacionais Abertos (REA);
2. Os cursos online massivos abertos (MOOC);
3. Os eventos online;
4. Ciência Aberta.
FLEXIBILIDADE – Os usuários e as suas comunidades de prática podem aprender de forma colaborativa a qualquer hora, tempo e local com os seus dispositivos móveis.
INCLUSIVIDADE – As iniciativas como os projectos das cidades digitais para o acesso público à internet, cidades inteligentes com serviços automatizados e os programas de inclusão digital para a formação ao longo da vida são possibilidades promissoras para todos os cidadãos reutilizarem, reconstruirem e redistribuírem conhecimento.
Percurso e produções da rede de pesquisa aberta COLEARN
COLEARN – A REDE ABERTA DE PESQUISA COAPRENDIZAGEM INICIOU SUAS INTERAÇÕES EM 2001 COM UM GRUPO DE INVESTIGADORES DA PÓS GRADUAÇÃO NA Pontifícia Universidade Católica de São Paulo que participaram sobre a construção colectiva do conhecimento em ambientes virtuais de aprendizagem. (Okada 2002)
São seis os aspectos destacados como factores que propiciam a construção colaborativa do conhecimento como redes de significados partindo da ideia de rede(Lévy, 2000) com