Resumo
Hassan era o melhor amigo de Amir, que aproveitava sua humildade e inocência para se safar de brigas. O pobre hasara nunca teve a chance de estudar e Amir, que sabia ser e escrever, inventava histórias e outros significados de palavras a ela para enganar Hassan.
Perto da casa deles, morava o Assef, um encrenqueiro que sempre procurava aprontar com Amir e Hassan, junto com a turminha da vizinhança. Amir sempre deixara tudo por conta de Hassan, que sempre defendia o amigo.
Agha Sahib sempre gostou de pipas e para alegrá-lo, Amir decidiu entrar em um campeonato por volta de 1975. Havia vinte pipas no ar, todos estavam concentrados. De longe Amir pôde ver seu pai e o Rahin Khan, um grande amigo da família. Depois de horas só restou duas pipas no ar, a de Amir e outra pipa azul. Hassan prometeu que se Amir cortasse a última pipa, ele iria correr atrás dela para dar de presente ao amigo, que logo ganhou o torneio
E assim aconteceu, Hassan passou pelos bazares e becos, até que encontrou Assef com sua turma, que queria tomar a pipa do pobre menino que não deixou, e assim eles o violentou e deixou-o todo machucado. Amir viu tudo, pois logo encontrou o beco, e não fez nada para ajudar o amigo, ficou com medo e deixou Hassan lá, no meio do entulho.
Depois do incidente que aconteceu, Amir não queria mais ver o amigo e logo arrumou um jeito deles irem embora de sua casa. Como seu aniversário tinha passado, Amir ganhara um lindo relógio e bastante dinheiro. Na manhã seguinte, pegou os dois presentes e escondeu na cama do Hassan. Amir sabia que seu pai iria achar um pecado o que o menino fez. Agha Sahib logo perguntou a Hassan se era