Resumo
Raissa Gabrielle de Cillo RA: 150782 Prof. Carlos Raul Etulain
Mercado, Concorrência e Competitividade – Turma BAtividade IV – Resumo: “Conhecimento e Atividade Econômica”
O conhecimento, elemento último da produção, dificilmente reconhecido como tal e com características difíceis de tratar. É um elemento imprescindível à realização do processo produtivo e de fundamental importância para a determinação do grau de produtividade, permite ao seu detentor auferir rendimentos, além disso, é importante tanto na realização da produção e na decisão de quanto produzir. Ao contrário de terra e trabalho, esse fator de produção, não é transacionado facilmente no mercado – Seu carácter rival, sua natureza indivisível – O comprador não pode avaliar seu valor antes de possui-la.
Alguns autores enfatizam a diferença entre informação e conhecimento. Autores como Dosi, por exemplo, define a primeira como se referindo a quaisquer proposições devidamente enunciadas e codificadas acerca de “estados do mundo”, propriedades da natureza ou algoritmos. O conhecimento vai além disso, incluindo todo um referencial do receptor da informação, que lhe permite decodificá-la e utilizá-la. Outra diferença é que o conhecimento inclui ainda aspectos imprecisos, que poderíamos chamar de intuição e criatividade, que permitem fazer ilações a partir das informações obtidas, de modo a criar novos conhecimentos.
Enquanto a informação é algo codificado e até certo ponto externo a seu detentor, o conhecimento de cada agente é único e em alguma medida intransmissível. Uma mesma informação será muitas vezes interpretada e incorporada de modo diferente por indivíduos com conhecimentos diferentes.
Essas distinções acarretam consequências teóricas relevantes. A necessidade de incorporar a informação e sua aquisição já traz problemas ao paradigma dominante de teoria econômica: o do equilíbrio geral. As dificuldades de transacioná-la, suas