Resumo
Palestra: Atividade Física para a melhoria da qualidade de vida.
Vitória da Conquista/BA
Agosto/2014
O ser humano está em constantes processos de modificações, tanto físicas quanto psicológicas e sociais. Dessa forma, existem alternativas para que o processo de envelhecimento se torne algo natural aos nossos olhos e de quem nos rodeia. O exercício físico, quando praticado de forma regular, torna-se um importante aliado na busca pela qualidade de vida e bem estar dos indivíduos. Atividade física é definida como “qualquer movimento corporal” que resulte em energético maior que os níveis de repouso.Toda e qualquer atividade deve ser controlada por profissionais da área de Educação Física, que está associada diretamente a melhorias da saúde e condições físicas dos praticantes. Os indivíduos mais sujeitos ao sedentarismo são: mulheres, idosos, pessoas de nível sócio-econômico mais baixo e os indivíduos incapacitados.
A prática regular de exercícios físicos acompanha-se de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos do organismo. Auxilia na melhora da força e do tônus muscular e da flexibilidade, fortalecimento dos ossos e das articulações. Com relação á saúde física, perda de peso e da porcentagem de gordura corporal, redução da pressão arterial em repouso, melhora do diabetes, diminuição do colesterol total e aumento do HDL- colesterol (bom). Todos esses benefícios auxiliam na preservação e no controle de doenças, sendo importantes para a redução da mortalidade associada a elas. Já no campo da saúde mental, a prática de exercícios ajuda na regulação das substâncias relacionadas ao sistema nervoso, melhora o fluxo de sangue para o cérebro, ajuda na capacidade de lidar com problemas e com o estresse.
Promove mudanças corporais, melhora a auto-estima, a autoconfiança e a afetividade, aumentando a socialização. A falta de aptidão física é a principal causa de baixa qualidade de vida, nos idosos. Com o avanço da