resumo
Sendo assim, o texto traz ainda a questão da necessidade da escola desenvolver seu trabalho em relação a este tema, realizando ações que visam o incentivo à solidariedade, aos hábitos de higiene pessoal e de outros ambientes, buscando assim proporcionar um ambiente escolar mais saudável.
Diante disso, observa-se a necessidade da escola criar situações onde os alunos consigam pôr em prática os conceitos aprendidos, as informações adquiridas durante o processo de ensino e aprendizagem, no que diz respeito à educação ambiental. Visando contribuir para que os alunos desenvolva uma consciência crítica a respeito do assunto. Ou seja, mesmo que o aluno esteja rodeado de informações, ele possa pensar e agir criticamente, refletindo e analisando o tema de acordo com a sua realidade.
De acordo com este ponto de vista, destacado no texto, observa-se a necessidade de trabalhar o tema, sempre levando em consideração à atualidade e o papel dos professores e da escola como orientadores desse processo. Daí também a relevância de estudar e refletir este tema durante a graduação em pedagogia.
O texto traz ainda a ideia de que as questões ambientais devem ser analisadas e trabalhadas na escola de maneira ampla, abrangendo de forma geral as esferas globais e locais, possibilitando a reflexão por parte dos alunos sobre os problemas a esse respeito, que afetam a vida dos alunos, mas também de sua comunidade, de seus pais e do planeta como um todo, sempre visando que o aprendizado seja significativo, fazendo com que os alunos façam a relação dos conhecimentos adquiridos com o seu cotidiano.