Resumo
Com o objetivo de realizar uma análise da estrutura e do currículo escolar , a autora faz perguntas como : O que mudou ao longo do século , por que alguns conteúdos se mantiveram e outros não ? Que tipo de homem e cultura foram privilegiados na sociedade brasileira?
Além dos fatores acima , a autora também aborda sobre a organização do trabalho escolar , onde considera a diversidade das instituições educativas , a ordenação do tempo , a formação das classses e séries e a sistemática de avaliação. De acordo com a autora , a escola primária serviu de base para a formação do cidadão brasileiro , ou seja da maior parte da População , já a secundária era dirigida para as elites e a classe média que se encontrava em ascensão.
Baseado em um diagnóstico de frustração das expectativas de mudanças que foram depositadas na república que foi recém-instaurada , intelectuais da educação enxergavam na nação uma tarefa fundamental e urgente de ser realizada a inserção do patriotismo na população brasileira, movimento conhecido como Escola Nova.
Esse movimento apesar de parecer homogêneo , possuiu muitos contrastes em algumas vertentes da educação , pois alguns educadores discordavam de alguns eixos . Porém , um tema que acabou aproximando todos esses intelectuais foi a constituição de uma escola pública que fica claramente expressa no Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova.
Com a criação de escolas públicas , formar o povo e construir a nação , consituiram-se em intuitos norteadores das práticas de alguns intelectuais estabelecer relações de parceria com o poder público na verdadeira “cruzada pela Educação ‘.
Devido a