Resumo
A penitência era dada em forma de tortura, o que fazia com que o indivíduo confessasse, até mesmo, um crime que não havia cometido, tudo para evitar a terrível dor datortura que lhe era imposta. Os membros da igreja pregavam que se fosse inocente, o acusado suportaria a dor através das forças que Deus lhe daria, se não suportasse a tortura do interrogatório issosignificava que era realmente culpado. Dentre os métodos utilizados, estavam: a roda do despedaçamento, usada para dilacerar, aos poucos o corpo do acusado, a humilhação pública, o uso do sambenito,além de torturas psicológicas como obrigar a vítima a ingerir urina e excrementos.
A população era, em geral, submissa ao poder da igreja, mesmo quando esse poder recaía de forma terrível sobre ela.Mesmo indo contra as decisões do clero, nunca tentavam interferir diretamente nas mesmas. Já os integrantes do clero sentiam-se os detentores do poder divino e faziam com que o resto da sociedadeacreditasse nisso e se tornasse submissa a este poder
Com a Revolução Francesa, a Igreja viveu um de seus piores momentos, devido aos ideais iluministas que traziam um sentimento anticlerical, pondo, deforma violenta, seus ideais em prática, fazendo com que a igreja perdesse o poder que sustentava há muitos anos.