resumo
O artigo discute desenvolvimento da atenção voluntaria de acordo com a psicologia historico-cultural, que pode possibilitar nova compreensão do Transtorno de Defit de atenção/Hiperatividade(TDAH).
O TDAH é um problema decorrente de desajustes no organismo do sujeito e problemas relacionados ao diagnóstico deste. E também apresenta a compreensão de desenvolvimento humano para a Psicologia Histórico-cultural e dando enfase ao desenvolvimento da Atenção Voluntária e as possibilidades de superação da idéia predominante sobre o TDAH. Concluindo que a visão teórica utilizada não possibilita só um novo olhar para o TDAH, mais também novos meios capazes de desenvolver a Atenção.
O artigo vem mostrar como se desenvolve a atenção voluntária segundo a Psicologia Histórico-cultural, oferece auxilio para comparações a conhecidos hegemonicamente como transtorno de deficit de atenção/hiperatividade(TDAH). De acordo com uma pesquisa realizada no mestrado em psicologia, que teve como objetivo principal o estudo do desenvolvimento da atenção voluntária segundo a psicologia hitórico-cultural.
Esclarecendo antes de tudo o que com a visão hegemonica do TDAH. A definição mais conhecida para o problema, a encontrada no manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais(DSM-IV). Conforme o Manual, o transtorno "consiste num padrão persistente de desatenção, hiperatividade e impulsividade, mais frequente e grave do que aquele tipicamente observado nos individuos em nível equivalente de desenvolvimento"
A explicação para esse padrão de desatenção, se da a desajustes no organismo do indivíduo. Indivíduos com TDAH têm problemas na transmissão e recaptação de neurotransmissores como a neropinefrina e a dopamina, pricipalmente a dopamina. As áreas do córtex que estariam envolvidas nessa "falha" com os neurotransmissores seriam os lobos