Resumo
Nos vídeos assistidos, ficou claro a importância de se observar a competitividade de mercado para se compôr um preço, observando a concorrência. Preço de custo é apenas um ítem, existem despesas que devem ser pagas mesmo se não houver a venda( custos indiretos). Para se compôr um preço deve-se dominar todas as informações da empresa, pois o preço de venda é uma representação de todo o planejamento da empresa.
O sucesso da empresa está ligado ao volume de venda, o lucro vale a visão do empresário sobre a estratégia de venda , competitividade, mercado, é a visão do segmento que ele atua que vai determinar o quanto de lucro ele vai ter na questão da competitividade de preço. O empresário não pode fixar preço sem antes olhar a concorrência, para poder ter competitividade no mercado. No exemplo da RECA, o design próprio agregou o valor na luminária que fez com que o produto tivesse um diferencial no mercado, alcançando assim o sucesso em vendas, alavancando o lucro da empresa, onde em pouco mais de 1 década triplicou o faturamento da empresa.
Destaca-se também a importância de se conhecer o cliente para o qual o produto será oferecido, para poder dar um preço justo e razoável ao produto, aliando a qualidade com um preço compatível com o mercado. Analisar a percepção do cliente que tem um nível cultural, se é um cliente que viaja, que lê livros, que assiste um filme, se é um cliente que vai entender o diferencial do produto.
Destacam-se os exemplos de custos diretos através da montagem da pizza, onde o valor da aquisição da mercadoria, tem o valor de custo no momento da compra (custo direto), já os custos indiretos, havendo a venda ou não do produto eles sempre estarão lá para serem pagos (ex: salários do pizzaiolo, atendente, energia, lenha, telefone, aluguel, água, encargos sociais, manutenções, etc). O empresário deve levar em consideração o planejamento desses gastos nos próximos 12 meses.
Já o artigo sobre como