resumo
Resumo é uma forma de condensar de maneira coerente e compreensível as ideias e informações ou fatos contidos em um texto literário, científico, expositivo, jornalístico, etc.
Resumir é reduzir o texto original ao essencial, sem destruir o conteúdo.
Resumir um texto não é reproduzir frases ou partes integrais do texto original, construindo uma espécie de colagem de suas ideias principais. Isso é fragmentar o texto, não resumi-lo. Em um resumo devemos apresentar, com nossas próprias palavras, os pontos relevantes de um texto.
Fazer um resumo, portanto, requer técnica e significa elaborar um novo texto. Assim é impossível fazê-lo sem antes compreender o conteúdo global do texto primitivo.
SUGESTÕES PARA ELABORAR UM RESUMO
1- Ler integralmente o texto a ser resumido, do começo ao fim, tentando responder mentalmente à pergunta: do que trata o texto?
2- Ler uma segunda vez, interrompendo a leitura para compreender o significado de palavras que desconhece ou captar sentido de frases mais longas ou complexas que possuam inversões, etc. Nessa leitura, é preciso, ainda, estar atento à relação entre as frases, prestando atenção nas locuções adverbiais, como por exemplo, em primeiro lugar, consequentemente, etc., e nos elementos relacionais, ou seja, aqueles que estabelecem as conexões entre as ideias, como, por exemplo, entretanto, já que, embora, etc.
3- Segmentar o texto em blocos de ideias que contenham alguma unidade de significação. Assim, se você for resumir um texto pequeno, pode segmentá-lo em parágrafos; se um capítulo de livro ou um livro todo, deve procurar outros critérios de segmentação, de acordo com o tipo de texto. Se um romance, por exemplo, pode segmentá-lo, colocando em oposição fatos, personagens, tempo, etc. Feito isso, resuma as ideias contidas em cada segmento, procurando empregar palavras abstratas e abrangentes.
4- Redigir o resumo com suas palavras, procurando não só reduzir ao essencial às segmentações,