resumo
Aspectos Gerais
Sem software, um computador é basicamente um inútil amontoado de metal. Com software, um computador pode armazenar processar e recuperar informações, exibir documento de multimídia e muitas outras atividades importantes que justificam seu valor. O software de computador poder ser dividido, a grosso modo, em duas espécies: programas de sistemas, que gerenciam a operação do computador em si, e programas de aplicativos, que executam o trabalho que o usuário realmente deseja. O programa de sistema mais fundamental é o Sistema Operacional, que controla todos os recursos do computador e fornece a base sobre a qual os programas aplicativos podem ser escritos.
O sistema operacional é o software que gerencias os recursos do sistema (definir qual programa recebe atenção do processador, gerenciar memória, criar um sistema de arquivos, etc.) fornecendo uma interface entre o computador e o usuário. Outra função do sistema operacional é apresentar o equivalente de uma maquina estendida ou maquina virtual que é mais fácil de programar que o hardware adjacente.
A primeira geração (1945-1955) os computadores eram tão grandes que ocupavam sala imensas. Foram basicamente construídos com válvulas e painéis, e os sistemas operacionais “não existiam”. Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves, fios e luzes de aviso.
Na segunda geração (1955-1965), foram criados os sistemas em lote (batch systems), que permitiram melhor uso dos recursos operacionais. A base do sistema operacional era um programa monitor, usado para enfileirar tarefas (jobs). O usuário foi afastado dos computadores, cada programa era escrito em cartões perfurados, que por sua vez eram carregados, juntamente com o respectivo compilador (normalmente Fortran ou Cobol), que por sua vez usava uma linguagem controle chamada JCL (job control language).
A terceira geração (1965-1980) a maioria dos fabricantes de computadores tinha duas linha