Filosofia na administração
Na
Administração
O Surgimento
Como teria surgido a filosofia aplicada a Administração
Porque a filosofia será necessária na sua função como administrador(a) de empresas.
A tomada de qualquer decisão, seja no âmbito de chefia, gerência ou mesmo chão de fabrica depende de muita reflexão e percepção, além de iniciativa
A revolução industrial, transformou os operários em máquinas que fabricavam os produtos em série, sem necessidade de raciocínio próprio, o que diminuiu também a sua auto-valorização como pessoa.
Mas percebeu-se que a produção não foi tão satisfatória como se imaginava, porque cada ser humano tem sua própria competência;
Daí, o surgimento das disciplinas de caráter humanístico como filosofia e sociologia dentro dos currículos dos cursos.
Sem o conhecimento dos critérios apresentados por estas disciplinas, a formação humana do acadêmico será decadente e se refletirá de forma negativa no seu desempenho como profissional no mercado de trabalho.
O mundo de hoje, precisa muito mais de cabeças pensantes, já que a tendência dos tempos modernos é a máquina substituir a mão de obra.
Por que Filosofia na Administração
A prática de administração visa confirmar ou não as proposições obtidas segundo critérios conhecidos de limitações e exclusões (exceto as idéias mágicas dos gurus).
Portanto, a administração de empresas não tem o objetivo de confirmar uma verdade absoluta e sim um conjunto de teorias e práticas fundamentadas em um número limitado de variáveis, dentro de certas condições de estabilidade e duração num ambiente diverso, mas regulado e fiscalizado pelo Estado e acompanhadas pela sociedade civil organizada, mas que se desenvolvido por um indivíduo pode ser testado e contestado por outros, até se chegar a uma conclusão temporária.
Com tudo, a Administração pelo seu caráter social não pode ser entendida como mera alocação e reprodução eficiente de recursos materiais. Considerando que não