Filosofia e administraçao
2 DESENVOLVIMENTO
Um administrador que não age com ética tem poucas razoes para se orgulhar na minha opinião. Moral é um conjunto de normas que regulam o comportamento do homem em sociedade, e estas normas são adquiridas pela educação, pela tradição e pelo cotidiano. Existe um curso geral da natureza nas ações humanas, assim como nas operações do sol e do clima. Existem também caracteres peculiares a diferentes nações e a diferentes pessoas, e outros que são comum a toda comunidade. (Hume, 2001, p.439)
A moral é uma relação entre as atividades humanas que se baseia em exigências e costumes que permitem ao homem converter a necessidade interior em necessidade moral, acima da particular. Instituída sob normas que adquirem o sentido de dever, a moral tem a característica de ser transmitida e legitimada através dos costumes que, reproduzidos no processo de socialização dos indivíduos, transformam-se em hábitos que, se forem transgredidos, não recebem sanções legais, mas são internalizados como um quadro de prescrição que passa a fazer parte da moralidade, ou seja, da consciência moral dos indivíduos. A partir desse código, que funciona subjetivamente como um juiz interno que aprova e reprova as decisões, se estabelecem os juízos de valores, em face de situações concretas da vida cotidiana.
Os valores morais servem para orientar as pessoas no momento de escolha e da construção de sua existência. Como a ação humana é aberta e não inteiramente determinada, toda comunidade humana precisa criar valores que permitam distinguir os comportamentos desejados e bons dos indesejados e maus. Do mesmo modo, toda sociedade promove uma reflexão crítica sobre seus valores morais e suas práticas reais.
Assim, todos nós fazemos apreciações morais e nos colocamos indagações sobre o que é bom e mau. Por essa razão, todo