Descoberta da quimica
A DESCOBERTA DE ELEMENTOS QUÍMICOS
Manaus - AM 2011
Marcio Pereira
Maria Antônia
A DESCOBERTA DE ELEMENTOS QUÍMICOS
Relatório apresentado ao Curso de Ciências Biológicas da UNINORTE - Centro Universitário do Norte, como parte dos requisitos básicos para a avaliação da disciplina de Química Geral e Inorgânica, sob orientação da professora Rebecca Freire de Castro
Manaus-AM
2011
1. INTRODUÇÃO
É difícil precisar uma data para o surgimento da Química já que essa ciência estuda a matéria e suas transformações. Mas um fato foi importante para o desenvolvimento dessa ciência - o surgimento do fogo. O principio do domínio da química é o domínio do fogo. Há indícios que há mais de 500.000 anos, como o Homus erectus, algumas tribos teriam conseguido aperfeiçoar esta técnica que é uma das técnicas mais importantes até hoje.
Os primeiros a olharem a matéria e suas transformações de um modo a tentar explicar sua constituição foram os gregos. Na Grécia antiga foi Empédocles o primeiro a considerar a matéria como sendo a junção de quatro elementos básicos: fogo, água, ar e terra, para ele esses elementos seriam indestrutíveis e podendo sofrer grandes transformações. Posteriormente outro filósofo grego muito importante chamado Aristóteles tomou como base as idéias de Empédocles para afirma que os quatro elementos constituintes da matéria, podiam ser diferenciados por suas propriedades, desse modo o fogo seria quente e seco, a água seria fria e úmida o ar quente e úmido e a terra seria fria e seca. As transformações que a matéria sofria eram explicadas quando uma dessas propriedades era alterada, assim para o ar se transformar em água bastava aquele passar de quente para frio.
Durante muito tempo alquimistas acreditaram que