Resumo
A psicologia educacional pode ser considerada como uma sub-área da psicologia, que tem como vocação a produção de saberes relativos ao fenômeno psicológico constituinte do processo educativo. Já a psicologia escolar, define-se pelo âmbito profissional e refere-se a um campo de ação determinado, isto é, o processo de escolarização, tendo por objeto a escola e as relações que se estabelecem. Deve-se portanto, ressaltar que a psicologia educacional e a psicologia escolar são intrinsecamente relacionadas, todavia, não são idênticas tampouco podem reduzir-se uma à outra.
A história da Psicologia Escolar e Educacional no Brasil pode ser identificada desde os tempos coloniais, a partir da abordagem de diversos temas, tais como: aprendizagem, desenvolvimento, função da família, motivação, papel dos jogos, controle e manipulação do comportamento, formação da personalidade, entre outros temas que, mais tarde, tornaram-se objetos de estudo da psicologia.
No século XIX, ideias psicológicas articuladas à educação foram também produzidas em outras áreas de conhecimento, de maneira mais