resumo
Filipe entra na sala e já começa a fazer discurso. Nasala em que entra, estão três amigos conversando,Leopoldo, Augusto e Fabrício. Filipe começa a fazer sátiras, e os outros começam a interrompê-lo, até quedesiste e para com as sátiras. Então diz:- Basta! Vamos falar de coisa séria. Onde vocês vãopassar o dia de Sant’Ana?- Por quê? Teremos festa? - perguntou Leopoldo.- Minha avó se chama Ana e me permitiu convidá-los para passar a véspera do dia de Sant’Ana com ela nailha de...- Eu vou - disse Leopoldo.- São dois – falou Fabrício.Augusto ficou em silêncio, então, Filipe perguntou seele iria ou não.- Eu? Eu não conheço sua avó.Fabríco e Leopoldo dizem que também não aconhecem. Mesmo assim, ele não aceita a proposta, então,Filipe começa a falar o que terá de bom, até que, quandoele fala que terão garotas bonitas, Augusto muda de idéia eadmite de não gostou de saber disso, pois essa é suafraqueza.Então, Augusto e Filipe fazem uma aposta, que elesiriam para a ilha de ... e caso Augusto, que era “o”inconstante, se apaixonasse por alguma garota da ilha, eleteria de escrever um livro de seu romance, e caso ele nãose apaixonasse, Filipe teria de escrever um livro sobre oque aconteceu na ilha de ..
Capítulo 2 Fabrício em Apuros
Depois de feita a aposta, todos iam saindo, menosFabrício que queria conversar com Augusto. Entretanto, osseus amigos não deixaram. Então, ele pede que Augustomande Rafael para pegar uma carta que ele lhe escreveria.Depois de um tempo de espera, Rafael volta com a carta.
Na carta, Fabrício dizia que, seguindo os conselhosde Augusto, encantou uma moça. Essa moça se apaixonoupor ele, mas ela é muito intensa na paixão, ela faz com queele passe pela sua casa várias vezes, que tenha demandar várias cartas, entre outras coisas.Fabrício diz que começou a falir por causa dessapaixão. E então, queria que Augusto a cortejasse, para queentão ele pudesse se fazer de ciumento e acabasse com onamor.Depois de ler, Augusto ri um