resumo
Em 03/05/1757 Duas escolas foram criadas
Funcionamento das escolas
Distinção entre gêneros e conteúdos
DESTAQUE
PADRE MARCOS DE ARAUJO COSTA
(FIGURA)
PIAUI IMPERIAL
INDEPENDENCIA DO BRASIL
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA EM 1824
ART. 179 ITEM 32
LEI GERALDO ENSINO
ENSINO PÚBLICO NO PIAUI DESCRIÇÃO:
[...] inábeis professores, porque homens inteligentes e ilustrados não se queriam sujeitar à sorte precária do magistério – como que a instrução corria à revelia, árida e improfícua. As cadeiras de instrução maior viviam em completo abandono, e os que aceitavam, ou não eram habilitados, ou mal cumpriam com seus deveres (ALENCASTRE, 1981, p. 90)
O METODO MULTUO DE ENSINO cada grupo de alunos (decúria) era dirigido por um deles (decurião), mestre da turma, por menos ignorante, ou se o quiserem, por mais habilitados. Por essa forma em que o professor explicava aos meninos e estes divididos em turmas, mutuamente se ensinavam, bastaria um só mestre para uma escola de grande número de alunos .
LEI PROVINCIAL N°86 DE 20 DE SETEMBRO DE 1838
METODO SIMPLES
Através deste método o professor, numa mesma classe, atendia alunos em estágios diferentes ensinando-os individualmente de acordo com o ritmo de cada um. Sua preferência se dava pelo fato de já ser uma prática comum bastante conhecida dos professores, mesmo tendo o inconveniente de causar indisciplina, exigir maior esforço e dedicação dos professores e demandar mais tempo com o atendimento individual. Por outro lado este método proporcionava um estreito relacionamento entre professor e aluno.
ATO ADICIONAL DE 1834
SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO NO PIAUI
USO DA PALMATÓRIA
(FIGURA)
O castigo físico era condizente com a única forma social reconhecida de manifestação da autoridade, espelhava a brutalidade das relações de domínio da época, na política, no trabalho, no exército, na família e no casal; a