resumo
Mc 8. 27-30
Muitas pessoas hoje buscam, das mais variadas formas e nos mais diversos lugares, uma infinidade de benefícios na área espiritual para uma auto satisfação. Como paz, uma consciência tranquila, ou um meio de escapar do inferno.
No tempo de Jesus não era diferente.
A fama de Jesus começava a se espalhar, os impulsos religiosos vividos principalmente na região da Palestina era de forma muito intensa.
Jesus e seus discípulos começara a ensinar sobre o Reino de Deus, sobre o arrependimento, sobre perdão de pecados, sobre o amor e muitos que ouviam estes ensinos eram judeus, um grupo religioso extremista, seguiam os mandamentos de Moises a risca.
Jesus veio ensinar que a vida que Deus queria de cada pessoa não consistia em seguir rituais, ou viver uma vida religiosa falsa, hipócrita, mas sim de fé compromisso e humildade.
Por conta deste tipo de ensinamentos, a fama Jesus se espalhou e todos queria ouvi-Lo, queria vê-Lo.
Quando eles voltavam de um daqueles dias, Jesus faz uma pergunta pra saber o que as pessoas falavam a Seu respeito.
Verso 28: Jesus foi compara com João Batista, aquele que pregava no deserto, não tinha medo de ninguém, falava abertamente.
Jesus também foi compara a Elias, um dos grandes profetas do Velho Testamento e também alguns compararam-No com outros profetas.
Jesus fica a ouvir os relatos dos discípulos, creio que eles falaram outras coisas, mas chega um momento em que Cristo corta a conversa e olha nos olhos dos discípulos e pergunta:
Vr 29: Pra vocês que convive comigo, quem sou Eu?
Alguns, creio que ficou pensando que resposta daria, outros ficaram calados, mas...PEDRO FIRMIMENTE DISSE: “TÚ ÉS O CRISTO.”
Mateus, no seu evangelho cap 16: 16 acrescenta: “Tú és o Cristo, o filho do Deus vivo.”
Pedro sabia que estava diante do Messias prometido, vindo de Deus que somente mediante o arrependimento, Ele traria a quem cresse Nele, o acesso a Deus e o perdão de atos que desagradaram ao Pai e causarem a