resumo
Quando pensamos no termo comunicação, somos capazes de identificar várias palavras que a ele se associam em uma agregação de valores cujos resultados nos surpreendem, tal a sua riqueza conceitual.
O processo comunicativo constitui-se de cinco elementos para que possa ser efetivado. São eles: orador, sinal ou código, canal, ouvinte e ruídos.
Orador: é o responsável pelo início do processo comunicativo. É quem seleciona o teor da mensagem, o modo como a conduzirá para que seja entendida pelo ouvinte.
Sinal ou Código: é a própria mensagem definida pelo orador. Deve estar adequada ao assunto a ser tratado, às metas estabelecidas e ao tipo de receptor.
Canal: é o meio condutor da mensagem. É o método, o caminho.
Receptor: é o alvo da comunicação. É também o elemento ativo do processo comunicativo, pois a comunicação só tem sentido, quando se estabelece entre o emissor e o receptor, uma identificação na mensagem.
A comunicação pode variar conforme o ambiente onde as pessoas se encontram, e desse modo, define o tipo de relacionamento entre elas. O relacionamento das pessoas pode ocorrer: entre uma pessoa e outra, a chamada comunicação interpessoal; consigo mesmo, a intrapessoal; entre membros de um mesmo grupo de trabalho, a organizacional; e entre grupos numa organização, a chamada multipessoal. A comunicação é imprescindível para a sobrevivência humana, pois é através dela que adquirimos o conhecimento necessário para atender as necessidades humanas.
Os primeiros dados históricos relativos à oratória datam da Antiguidade e têm suas origens na Grécia, nas cidades-estado. Atenas era o