resumo
RELATÓRIO DE PRÁTICA BIOQUÍMICA
Caxias
RELATÓRIO DE PRÁTICA BIOQUÍMICA
Trabalho apresentado ao Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Ciências e tecnologia do Maranhão-Facema, como requisito parcial aquisição de nota Obtenção Do Título De Bacharel.
CAXIAS
2012
Sexta aula prática de Bioquímica
A temperatura é um fator importante na atividade das enzimas. Dentro de certos limites, a velocidade de uma reação enzimática aumenta com a elevação temperatura. A temperatura é considerada ótima para enzima entre 35 e 40°C e ultrapassando essas temperaturas em alguns casos ás enzimas deixam de aumentar a velocidade da reação fazendo o inverso. A enzima alfa-amilase encontrada na saliva é a responsável pela conversão do amido em glicose através da hidrólise enzimática, agindo nas ligações alfa 1-4 do carboidrato que são ligações lineares. E foi através dessa enzima que foi feita a observação da inativação enzimática pela elevação da temperatura.
No procedimento prático voluntariamente um membro de cada bancada expeliu certa quantidade de saliva, para a realização da experiência. Onde utilizamos duas amostras para que houvesse a comparação, cada uma contendo 10 gotas de saliva juntamente com 3 ml de água destilada levado um dos tubos ao banho Maria durante 10 minutos com temperatura de 95°C. Logo após ser retirado, adicionamos 1 ml de amido em cada tubo e esperamos novamente 10 minutos, passando esse tempo foi retirado uma amostra de cada tubo e adicionamos 2 ml do reativo de Benedict em cada um e levado ao banho Maria durante 5 minutos.
E tivemos os seguintes resultados o tubo no qual foi aquecido em banho Maria com saliva e água destilada apresentou a coloração azul demonstrando que nada ocorreu, e que enzima alfa-amilase não agiu devido ter sido submetido a uma temperatura