Fisioterapia Desportiva
A fisioterapia esportiva ou fisioterapia desportiva é o ramo da fisioterapia direcionado às necessidades específicas de atletas amadores ou profissionais. Eles são expostos à condições de sobrecargas muscular e óssea com mais frequência que os indivíduos que não praticam esportes, o que aumenta a necessidade de cuidados mais vigorosos em relação às lesões por eles sofridas.
Intimamente ligada à medicina esportiva, a fisioterapia desportiva tem como principal objetivo melhorar as condições físicas dos atletas para que eles possam retomar o mais rápido possível as suas atividades, tanto as rotineiras quanto as relacionadas aos exercícios físicos que praticavam antes.
A Importância da Fisioterapia Desportiva
Orientar o atleta a fim de evitar sintomas e riscos decorrentes da lesão que já ocorreu.
Realizar frequentes avaliações funcionais para verificar o condicionamento do paciente e o andamento da recuperação das lesões.
Auxilia na prevenção do aparecimento ou retorno da lesão ou dos sintomas decorrentes dela.
Lesões mais comuns nos esportes
Tendinite: é a inflamação do tendão, conseqüência da repetição excessiva de movimentos. Muito comum aos atletas que estressam demais alguma articulação.
Lesões Ligamentares: O ligamento é um estabilizador passivo de uma articulação com principal função de impedir um deslocamento anormal entre dois ossos. Quando existe a ruptura de um destes ligamentos
Distensão ou estiramento: ocorre quando as fibras musculares alongam-se além do seu comprimento normal.
Entorse: é um movimento anormal de uma articulação, além do que os ligamentos podem suportar, resultando em lesões dos ligamentos. É o acidente mais freqüente no meio esportivo que afeta, sobretudo joelhos e tornozelos.
Contusão: é um trauma ou uma batida, em qualquer parte do corpo, que provoca uma compressão violenta. Pode comprometer a função dos músculos ou tendões, além de causar inflamação local. luxação: de uma articulação ocorre quando as