resumo
O livro escolhido Invictus escrito por Jonh Carlin publicado pela editora sextante, que posteriormente foi lançado no cinema no ano 2009 sobre a direção de Clint Eastwood cadeia.
O filme passa em torno do presidente da Afríca do Sul, Nelson Mandela (Madiba, apelido carinho que significa pai do clã) e o capitão da seleção de rugby François Pienaar, a seleção da Africa do Sul é conhecida pelo nome de Springboks (um animal que se parece com um cervo).
Nelson Mandela passou 27 anos na cadeia por se contra ao Apartheid, movimento politico social de segregação dos negros sul africanos. Nesse período ele aprendeu muito sobre a cultura dos sul africanos brancos, e o rugby era o esporte mais adorado.
Dessa forma ele acreditou que se ele fosse eleito presidente do pais teria que unir a população branca e negra através do rugby. No ano de 1994 ele foi eleito presidente, e em 1995 o seu pais sediaria a copa do mundo de rugby. A africa do sul possuía um hino nacional que representava a população branca, dessa forma Mandela conversou com Pienaar capitão de sua seleção para que seus comandados cantassem em continuidade ao hino nacional uma canção que representava muito para população negra.
Pienaar concordou com a proposta de seu presidente, Pienaar conseguiu convencer seus comandados a cantarem as duas canções, esse efeito aliado a presença constante de seu presidente aos jogos fez com que A Africa do Sul se tornasse realmente uma nação. Podemos dizer que o diretor soube manter a integridade do texto, somente um momento do filme ocorre uma discrepância maior, pois a copa do mundo de rugby foi patrocinada pela empresa aérea daquele pais, e no