Resumo
No dia 28 de março de 2014, a turma do primeiro semestre do curso de Enfermagem da Faculdade Nobre (FAN), fez uma visita ao Museu Nacional de Enfermagem Anna Nery (MuNEAN) em Salvador – BA, localizado no Pelourinho, afim de conhecer a história da enfermagem.
Ao chegar ao MuNEAN, fomos direcionadas à primeira sala de exposição, onde vimos roupas de várias enfermeiras, foi muito interessante conhecer um pouco das vestes que eram utilizadas por antigas enfermeiras, a roupa que mais me chamou atenção foi a de Florence (mulher que acreditava ter sido chamada por Deus para ser enfermeira), tirei uma foto para recordar este momento
Logo depois, em outra sala, tivemos a oportunidade de estudar o trabalho da enfermagem em cada país através de um mapa virtual, onde após clicar no local escolhido, apareciam informações para que pudéssemos nos aprofundar na história de cada um, além disso, vimos um grande quadro criativo, onde tinha um texto sobre enfermagem, com letras e palavras substituídas por instrumentos utilizados na área de trabalho. A parte mais interessante foi quando assistimos a um vídeo através de um aparelho, no qual passava um clipe de uma enfermeira se colocando a disposição a todo o momento, para cuidar do paciente.
Em seguida, fomos para a sala Anna Nery onde acompanhamos cada detalhe da nossa futura profissão, vimos instrumentos que eram utilizados nos procedimentos realizados pela enfermeira para com os pacientes (Faca, iodo, etc.), também vimos à cruz de vidro, com a imagem de uma criança, quando passávamos a mão sobre ela (demonstrando o cuidar), poderíamos acompanhar a evolução da criança no leito, até a terceira idade.
Para finalizar, assistimos e ouvimos alguns documentários, no qual continham relatos sobre o cuidado. Uma mãe de santo relatou o cuidado com a classe baixa, falando que já cuidou de três pessoas com tuberculose no mesmo quarto por falta de espaço, já uma assistente domiciliar relata a