resumo
Em alguns textos é mais predominante essa função, como: científicos, jornalísticos, técnicos, didáticos ou em correspondências comerciais.
Função metalinguística: Essa função refere-se à metalinguagem, que é quando o emissor explica um código usando o próprio código. Quando um poema fala da própria ação de se fazer um poema, por exemplo. Veja:
“Pegue um jornal
Pegue a tesoura.
Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema.
Recorte o artigo.”
Este trecho da poesia, intitulada “Para fazer um poema dadaísta” utiliza o código (poema) para explicar o próprio ato de fazer um poema.
Função poética: O objetivo do emissor é expressar seus sentimentos através de textos que podem ser enfatizados por meio das formas das palavras, da sonoridade, do ritmo, além de elaborar novas possibilidades de combinações dos signos lingüísticos. É presente em textos literários, publicitários e em letras de música.
EX: TORÇA PARA O BRASIL. TORÇA COM TOYOTA.
Função referencial no jornalismo
Acidente aéreo causa a morte de 150 crianças
Na noite passada, o maior avião cargueiro do mundo (C-5 Galaxy) sofreu uma queda de pressão interna a 7 mil metros de altura nas proximidades de Saigon. O incidente provocou a morte de 150 crianças vietnamitas que seriam levadas para a adoção americana.
Por ser país subdesenvolvido, governo vietnamita não possui recursos suficientes para manter tantas crianças órfãs. A sorte desses jovens é que casais de países desenvolvidos e que não podem ter filhos procuram adotar crianças estrangeiras, e uma grande parte dessa procura recai sobre o Vietnã.
Ainda não se sabe ao