RESUMO
CENTRO DE HUMANIDADES - CH
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
DISCIPINA DE HISTÓRIA DO CEARÁ I
PROFESSOR: DR. PE. EDILBERTO CAVALCANTE REIS
Ruben Ryan Gomes de Oliveira
RESUMO DO TEXTO: O CAFÉ NA PROVINCIA DO CEARÁ.
LIMA, PEDRO AIRTON QUEIROZ.
Fortaleza, 17 de fevereiro de 2014.
Quando nos dedicamos a estudar sobre a economia brasileira e a sua “evolução” no decorrer do tempo se torna quase que inevitável não trabalharmos a economia cafeeira, e é isso que Pedro Airton Queiroz Lima vai trabalhar nesse texto focando na região da província cearense.
Como bom historiador, e com um intuito de mostrar toda a evolução da economia brasileira e cearense, Lima decide escrever rapidamente sobre a história da economia brasileira, começando desde o renascimento cultural, e o surgimento das primeiras viagens que dariam inicio ao período das grandes navegações.
É nesse contexto de expansão marítima dos países europeus é que eles descobrem as terras americanas. Mas no caso brasileiro, não foi logo imposto aqui um grande processo de colonização, ficando essas terras “esquecidas”, de acordo com o que o próprio autor deixa claro.
Posterior a isso veio uma necessidade de Portugal de defender as terras então “descobertas”, pois outros países investiam na tentativa de tomar essas terras. Foi a partir daí que o governo português decidiu mandar para o Brasil um produto que se tornara muito cobiçado no comércio europeu, a cana-de-açúcar.
Esse produto se espalhou rapidamente pelas terras brasileiras, se tornando o produto principal da economia portuguesa. Em pouco tempo o Brasil se tornou o maior produtor da época. Isso se deu por muitos fatores entre eles o fato dos espanhóis terem encontrado rapidamente muitas quantidades de metais preciosos, deixando a produção agraria de lado, tornando o Brasil, um produtor com pouca concorrência. Além do fato de ter inserido na Europa grande quantidades de riquezas, dando condições