Resumo
Antes de apresentar a acusação, faço um breve comentário a respeito de nosso Estado.
Nosso Estado e Soberano e idôneo, constituído pela Assembléia Constituinte de 1988, que instituiu a Constituição Federal de 1988, vigente até hoje, e que garante em seu Art. 5º, caput: “Todos são iguais perante a lei... garantindo se aos brasileiros e aos estrangeiros residente no País a inviolabilidade do direito à vida...”
Os quatro homens que aqui ocupam a berlinda dos réus são acusados de homicídio, por causarem a morte do Sr.Roger Whetmore.
Como consta no autos os cinco eram membros da Sociedade Espeleológica, (uma sociedade de exploradores de caverna não-profissionais) que adentraram no interior de uma caverna de rocha calcária, e quando já bastante distante da entrada da caverna de onde se encontravam sendo esta porta o único meio de entrar e sair da caverna.
Como eram membros de uma sociedade organizada deixaram um roteiro na sede desta instituição, que quando dada a demora na volta dos cinco, foi instituída uma equipe de socorro para as buscas.
Como a tarefa de resgate em tais condições é de extrema dificuldade foi suplementada ás forças de resgate originais, homens, máquinas, profissionais especializados, gerando custos de R$ 800.000,00, para levar a força de resgate à região de onde os acidentados estavam, e para mantê-la até que fosse concluída a tarefa.
Como a Sociedade Espeleológica não provia de fundos suficientes para arcar com os valores das despesas gastas, diante disto as custas foram
Honradas por parte de subcrisção popular e por parte de subvenção legislativa.
Durante os trabalhos de resgate ocorreram vários deslizamentos de terra, onde se perderam dez vidas, e o que ocasionou mais atraso no salvamento, dos cinco homens acidentados. E sabendo que os exploradores haviam levado poucas provisões e que no interior da caverna não haveria nenhuma substância que pudessem se alimentar, era grande o medo que os